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Factos Úteis e Importantes

 

- Óleos totalmente sintéticos e óleos minerais não se misturam. Em casos graves pode coagular.

- Se a pressão de óleo do motor for baixa, o turbo vai ser o primeiro componente a falhar.

- O mau funcionamento da bomba de óleo  é a causa mais comum das fugas de óleo nos turbos.

- Os contaminantes mais comuns encontrados no óleo são de depósitos de carbono e restos resultantes da combustão.

- Um típico turbo de diesel com velocidades de rotação superiores a 200,000 rpm irá ter uma velocidade da lâmina do rotor da compressora de 1400 quilómetros por hora.

- Muitos operadores assumem erradamente que se eles operarem os motores com sujidade ou óleo contaminado, os filtros de óleo irão remover qualquer corpo estranho antes que o óleo chegue ao motor e de maior importância o turbo.

- O atraso do óleo de uns meros quatro segundos vai começar a criar desgaste nos vedantes e rolamentos. Um atraso de apenas oito segundos pode causar danos irreparáveis. Estes danos não é necessariamente demonstrado de imediato, a falha final pode ocorrer vários dias depois.

- A temperatura média dos gases de escape, ao ponto de entrada de um turbo de diesel é de 800 graus centígrados. Um motor a gasolina pode chegar aos 1000 graus, incandescendo num amarelo brilhante. Quente o suficiente para derreter vidro de janela.

- As turbinas de um turbo de nova geração rodam ate 220,000 rotações por minuto. A turbina no motor de um Boeing 747 rodam a cerca de 7000 rotações em comparação.

- O ar que entra na turbina do turbo pode ter uma velocidade próxima de mach 1.

- A rotações médias do motor, um turbo de dimensões médias engole 40 metros cúbicos de ar por minuto, equivalente ao volume interior de uma carrinha Transit.

- O equilíbrio do veio do turbo é crucial – um desequilíbrio em rotações máximas ate 2 quilogramas de força é aceitável. Nós geralmente recebemos turbos para reparação com 6 quilos de desequilíbrio. Isto é equivalente a conduzir normalmente com um tijolo agarrado à sua jante.

- As palhetas da turbina são feitas de uma liga com alto teor de níquel, tal como é usado nos motores a jacto dos aviões. Uma lamina ira viajar na região dos 1300 km/h a uma velocidade media, e os gases de escape que estão a entrar, entram a uma velocidade supersónica.

- O rotor do turbo irá acelerar das 20,000 rpm para acima das 150,000 rpm em menos de um segundo.