Italian flag Russian flag German flag Netherlands flag Belgium flag Austrian flag French flag Spanish flag British flag

Entender os turbos

O que é um turbo?

Simplificando, um turbo é um género de bomba de ar, que apanha o ar à pressão ambiente (pressão atmosférica) comprimindo este para uma pressão mais alta, passando o ar comprimido para dentro do motor pelas válvulas de admissão. Hoje em dia os turbos são usados em muitos motores a diesel, mas existe agora uma maior atenção e interesse em turbinar os motores a gasolina de produção.

Visto que todos os motores são dependentes de ar e gasolina, nós sabemos que o incremento de qualquer um deles dentro de certos limites irá aumentar a potência do motor mas se nós aumentarmos a gasolina, temos que ser capazes de a queimar na totalidade. A fim de atendermos às nossas necessidades de potência necessitamos de ar. Por mais ar apresenta bastantes mais problemas do que por mais gasolina. O ar circula sempre à nossa volta e esta sob pressão (ao nível do mal a pressão é de cerca de 1bar). É esta pressão que força o ar a entrar nos cilindros. Para aumentar o fluxo de ar, uma bomba de ar (turbo) é aplicada e ar comprimido é forçado a ir para dentro do motor. 

O ar mistura-se com o combustível injetado permitindo o combustível queimar mais eficientemente aumentando a potência do motor. Outro vantagem de um motor turbinado, que poderá ser de interesse, é que um motor que trabalhe regularmente a altas altitudes, onde o ar é menos denso e onde um motor turbinado vai restaurar grande parte da sua potência perdida causada pela baixa pressão atmosferica. A potência de um motor à altura de 2500 metros é só 75% da sua potência ao nível do mal.

Como é que um turbo funciona?

Os gases que são expelidos pelo escape do motor são reutilizados para fazer rodar um rotor de uma turbina, que está ligada ao rotor de uma compressora por um veio. O rotor da compressora suga o ar pelos filtros de ar e passa isto para dentro do motor. Assim que os gases são expelidos pelo motor, eles são direcionados pelas wastegates para o rotor ou para o escape e assim se completa o ciclo.