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Procedimento de diagnóstico

Quanto a duvidas, quantos kms já percorreu o veiculo? Qual o histórico de manutenções? Quais os óleos utilizados?
Um teste de compressão só poderá indicar o estado de saúde do motor, embora os resultados poderão em alguns casos serem enganadores, o único teste realmente fiável seria o teste de fugas do cilindro, que cria uma situação mais idêntica a condução normal e que será o mais aconselhável para dar o diagnostico final sobre o estado do motor turbinado. 

Se for encontrado algum problema no motor é muito provável que o turbo tenha sido afectado também, é portanto prudente que se faça uma verificaçao do mesmo para evitar mais algum dano. Outros métodos de diagnóstico estão disponíveis na Turbo Dynamics.

Procedimento recomendado para inspecção do turbo (no veiculo)

Inspeccionar os turbos em algumas aplicações não é possível derivado a sua localização, em caso de ser possível lhe chegar então existem alguns itens que deverão ser verificados:

CUIDADO! Não coloque as mãos ou dedos perto da entrada do compressor do turbo, enquanto o motor estiver a funcionar. A queda de pressão do ar neste ponto pode facilmente bater os dedos nas lâminas do compressor rotativo causando sérios danos nas mãos/dedos.

  1. Remover o tubo que vai do filtro de ar para a entrada do turbo.
  2. Inspeccionar se as laminas da compressora estão danificadas por algum objecto exterior ao turbo. Claridade talvez seja necessária para uma boa percepção do estado da compressora, verificar as alhetas se não estão riscadas, danificadas por impacto ou mesmo com sinais de erosão.
  3. Rodar a compressora e verificar se não bate no corpo do turbo e se não tem folgas, pressionar um pouco para dentro e para os lados a fim de verificar as folgas.
  4. Verificação da flotoação e de folgas, este processo é um pouco dificil de fazer porque basta ter uma folga de 0.5 a 0.8 mm para que o turbo necessite de uma calibragem, esse processo de calibragem tem muita precisao e só deverá ser efectuado por profissionais.
  5. Se a compressora rodar livremente sem partes danificadas, corrosão nas alhetas, é provável que o turbo esteja em boas condições.

Para mais informações, contacte nos e peça pelo Turbo Dynamics 'Engineers Manual'.